h1

Global Classrooms e a Sensibilidade

Novembro 6, 2009

Lais

O projeto Global Classrooms, é um projeto que vai além de estudar outros países, conhecer novas culturas e ir para Nova Iorque.

Creio que quando passamos a estudar países subdesenvolvidos, tanto para os atacar, quanto para os defender. Nos sensibilizamos quando nos deparamos com a miséria, com a pobreza extrema, com os altos índices de mortalidade, com os altos índices de corrupção que impedem o país de se desenvolver, com a falta de atenção dos governantes para com sua população e etc.

Juntamente com o nosso primeiro choque à nova cultura, vem a incompreensão e o questionamento do “por que as coisas são assim?”, isso é apenas o primeiro passo, depois que defendemos e atacamos outros países e descobrimos  que apesar de tanto sofrimento ainda há situações piores do que a de nossa “nova pátria”.

Apesar de tudo isso, me parece que poucos são os delegados que passam a se importar com a miséria corriqueira de nossa pátria mãe, com os casos de violências que são vistos na televisão como apenas mais um, ou melhor dizendo, mais uma vitima de bala perdida (que de perdida não tem nada); mais um assaltante e/ou sequestrador éque foi morto por policiais; mais um policial morto durante troca de tiros; e assim sucessivamente até chegarmos à fonte de tudo: o crescimento desordenado das cidades; a falta treinamento policial; a falta de empregos; o alto índice de corrupção etc. O que mais me impressiona nisso tudo é a falta de sensibilidade para com os cidadãos que como nós também são brasileiros e de algum jeito também nutrem esperanças por nossa pátria, por nosso país.

Por que então apenas nos sensibilizar com os casos estrangeiros enquanto nosso país imergente não cresce mais pela falta de consciência e sensibilidade de sua população? Por que temos de chorar quando uma menina é atirada da janela pelo pai e não choramos ou prestamos sequer uma homenagem aos policias que mesmo sem condições nos defendem todos os dias e alguns chegam até a morrer? Por que temos que observar calados escândalos após escândalos em nosso senado, que é motivo de piada em outros países? Por que temos de ser uma civilização de terceiro mundo, onde lixo é jogado no chão, se o ato de jogar o lixo na lixeira é tão simples? Por que ao ver uma criança haitiana comendo barro com sal choramos, mas ao ver uma criança de rua brasileira abandonada não fazemos nada?

Estamos tão acostumados com as barbaridades de nosso país que é mais fácil chorarmos por outros que estão em situação pior, ou pelo menos é o que pensamos e o que a mídia nos mostra, que esquecemos de nos ajudar, ajudar o país a crescer, superar os limites impostos por países desenvolvidos. Já é passada a hora dos brasileiros se unirem e se ajudarem, e não se mobilizarem apenas com as fatalidades ou tragédias, é hora de nós mostramos um povo que luta por seus sonhos, que como antigamente pinta a face e vai às ruas pedindo melhores condições.

O Global Classrooms nos ajuda a crescer mentalmente e emocionalmente, a partir do global viramos cidadãos globais, mas antes de sermos cidadãos globais somos cidadãos brasileiros que merecem ser ouvido e assistido pelos nosso governantes.

Laís Regina Dias dos Santos – E.E. Professor José Vieira de Moares 3°D

Um comentário

  1. Não esperava menos de você Laís… Faço minhas as suas palavras, infelizmente nos tornamos indiferentes diante de tanta barbaridade que estamos acostumados (infelizmente) a ver todos os dias, e nos esquecemos que está em nossas mãos o poder de ajudar.



Deixe um comentário